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http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/673
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Blended learning no ensino de inglês como língua estrangeira:um estudo de caso com professoras em formação |
Autor: | KIELING, Helena dos Santos ![]() |
Primeiro orientador: | LEFFA, Vilson José |
Primeiro membro da banca: | CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do |
Segundo membro da banca: | FIALHO, Vanessa Ribas |
Resumo: | O objeto de reflexão da presente dissertação é o processo de implantação do Blended Learning de Rotação em um curso de Extensão de inglês oferecido à comunidade, ministrado por professoras em formação, em uma Universidade Federal do Sul do Rio Grande do Sul. Este trabalho situa-se entre aqueles que têm interesse em uma inovação sustentada da sala de aula de Língua Estrangeira a partir da utilização das Metodologias Ativas para o ensino e aprendizagem, neste caso, o Blended Learning de Rotação. Tivemos como objetivo avaliar de que forma essa experiência pode contribuir com o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, com a formação de docentes, bem como descrever suas limitações e desafios. Para tanto, partimos da justificativa de que a insatisfação com as aulas de línguas estrangeiras pode vir tanto dos alunos como dos professores: os estudantes reclamam das aulas rotineiras e pouco dinâmicas; os professores da frustração pela pouca participação, desinteresse e desvalorização por parte dos alunos em relação às aulas e às estratégias criadas para chamar a atenção deles (DIESEL et al., 2017). Mesmo com a utilização de novos recursos tecnológicos, durante as aulas tal cenário de insatisfação coletiva não foi alterado, justamente porque a tecnologia não garante a reformulação de paradigmas pedagógicos. Por isso, abordamos brevemente modelos pedagógicos e epistemológicos (BECKER, 2012) que sustentam o modelo tradicional de ensino, e a partir disso, falaremos sobre uma proposta de ensino com base nas metodologias ativas (MORAN, 2015) para inovação das práticas pedagógicas com a utilização do Blended Learning (HORN e STACKER, 2013). Para tanto, foram utilizados recursos para reflexão baseados nos disponibilizados pelo Blended Learning Universe, entrevistas semiestruturadas com as professoras participantes e com alguns alunos e diário de bordo das observações de aula. A pesquisa mostrou resultados positivos com relação ao esperado no desenvolvimento de metodologias ativas como um maior protagonismo, autonomia e alteração no papel do aluno, alteração no papel do professor, inovação e trabalho em equipe. |
Abstract: | The object of reflection of this work is the implementation process of rotation station Blended Learning in an English extension course offered to the community, taught by student teachers at a Federal University in the south of Rio Grande do Sul. This work is among those which are interested in a sustainable innovation of the Foreign Language classroom from the use of Active Methodologies for teaching and learning, in this case, Rotation Station Blended Learning. Our goal was to evaluate how this experience can contribute to teaching and learning of Foreign Languages and to teacher formation, as well as to describe its limitations and challenges. For this purpose, we started with the justification that the dissatisfaction with foreign language classes can come from both students and teachers: students complain about little dynamic everyday classes; teachers complain about the frustration caused by little participation, lack of interest and devaluation from the students regarding the classes and the strategies created to call their attention (DIESEL et al., 2017). Even using new technological resources during classes, such scenario of collective dissatisfaction has not been changed, because technology alone does not guarantee the restatement of pedagogical paradigms. For this reason, we briefly approach pedagogical and epistemological models (BECKER, 2012) that support the traditional teaching model and, from this, we will discuss a new proposal for teaching, based on active methodologies (MORÁN, 2015) to innovate pedagogical practices using Blended Learning (HORN e STACKER, 2013). Therefore, we used resources for the reflection based on the ones provided by Blended Learning Universe, semi-structured interviews with the participant teachers and some students and journal of class observations. Research has presented positive results regarding the expected in the development of active methodologies, such as bigger emphasis, autonomy and changing in the student's role, changing in the teacher's role, innovation, and team work. |
Palavras-chave: | blended learning; modelos pedagógicos e epistemológicos; metodologias ativas; ensino de inglês |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA# #-552208380650306735# #600 |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Catolica de Pelotas |
Sigla da instituição: | UCPel |
Departamento: | Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas# #-8792015687048519997# #600 |
Programa: | Programa de Pos-Graduacao em Letras# #8902948520591898764# #600 |
Citação: | KIELING, Helena dos Santos. Blended learning no ensino de inglês como língua estrangeira:um estudo de caso com professoras em formação. 2017. 84 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Pelotas. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/673 |
Data de defesa: | 11-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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