Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/667
Tipo do documento: Tese
Título: Estudo sobre o "VOT" na aquisição das plosivas do português brasileiro
Autor: MILHEIRA, Raquel Vaz
Primeiro orientador: MATZENAUER, Carmen Lucia Barreto
Primeiro membro da banca: MIRANDA, Ana Ruth Moresco
Segundo membro da banca: AZEVEDO, Roberta Quintanilha
Terceiro membro da banca: NEUSCHRANK, Aline
Quarto membro da banca: CUNHA, Ana Paula Nobre da
Resumo: Este estudo visa a investigar o papel que o VOT (Voice Onset Time) cumpre no processo de aquisição do contraste de vozeamento entre os segmentos plosivos que integram a fonologia do português brasileiro (PB). As crianças pesquisadas pertencem a uma comunidade do Rio Grande do Sul, Vista Alegre do Prata, que utiliza uma variante do PB que ainda mantém contato com o polonês e o italiano, línguas faladas pelas gerações de idade mais avançada e que permeiam o ambiente linguístico das crianças pelo contato familiar e regional. A investigação tem o foco no VOT como pista fonética que pode ser utilizada, no processo de aquisição da linguagem, principalmente para o estabelecimento do valor fonológico do traço [voz], mas que também pode subsidiar a determinação do contraste entre os traços de ponto [labial], [coronal] e [dorsal] na classe das consoantes plosivas. Na discussão do processo de desenvolvimento fonético e fonológico, por meio da análise dos valores de VOT na classe das plosivas do PB, é abordada a relação entre as formas linguísticas das crianças e as de seus Cuidadores. O corpus desta pesquisa foi constituído por dados linguísticos de quatro crianças acompanhadas desde 1:4 até 2:2 de idade, dois meninos e duas meninas; são dados de fala espontânea que pertencem ao banco constituído por Souza (2015). Do corpus, todas as palavras-alvo que apresentavam consoantes plosivas foram transcritas e submetidas à análise acústica no programa Praat. Foram registrados os valores de VOT de cada segmento para cada criança, assim como os valores de VOT das plosivas produzidas por seus Cuidadores. A análise dos resultados mostrou que as crianças de Vista Alegre do Prata, no processo de aquisição das plosivas do português, sofrem preponderante influência dos seus Cuidadores e que o VOT pode ser por elas utilizado como pista primária para a aquisição do valor fonológico do traço [±voz] e pode ainda ser utilizado como pista secundária para a aquisição do contraste de ponto na fonologia da classe das consoantes plosivas do PB.
Abstract: This study aims to investigate the role that VOT (Voice Onset Time) fulfills in process of acquisition of the voicing contrast between the stop segments that integrate the phonology of Brasilian Portuguese (PB). Children studied belong to a community in Rio Grande do Sul, Vista Alegre do Prata, which uses a variant of PB that still maintains contact with Polish and Italian, languages spoken by the older generations and that permeate the linguistic environment of family and regional contact. The research focuses on the VOT as a phonetic clue that can be used in the process of language acquisition, mainly for the establishment of the phonological value of the feature [voice], but which can also support the determination of the contrast between the place feature [ labial], [coronal] and [dorsal] in the class of stop consonants. In the discussion of the phonetic and phonological development process, through the analysis of VOT values in the class of stop consonants of PB the relationship between the linguistic forms of the children and those of their Caregivers is addressed. The corpus of this research consisted of linguistic data from four children aged 1: 4 to 2: 2, two boys and two girls; they are data of spontaneous speech that belong to the bank constituted by Souza (2015). From the corpus, all the target words that presented stop consonants were transcribed and submitted to acoustic analysis in the Praat program. The VOT values of each segment for each child were recorded, as well as the VOT values of the stop produced by their Caregivers. The analysis of the results showed that the children of Vista Alegre do Prata, in the process of acquiring Portuguese stops, suffer a preponderant influence of their Caregivers and that the VOT can be used as the primary clue for the acquisition of the phonological value of the feature [± voice] and can still be used as a secondary clue for the acquisition of place contrast in phonology of PB stop consonant class. Key words: Phonological acquisition; Portuguese stops; VOT; Acoustic analysis; [voicing] Feature; Place features.
Palavras-chave: aquisição fonológica; plosivas do português; VOT; análise acústica; traço [voz]; traços de ponto
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA#
#-552208380650306735#
#600
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Catolica de Pelotas
Sigla da instituição: UCPel
Departamento: Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas#
#-8792015687048519997#
#600
Programa: Programa de Pos-Graduacao em Letras#
#8902948520591898764#
#600
Citação: MILHEIRA, Raquel Vaz. Estudo sobre o "VOT" na aquisição das plosivas do português brasileiro. 2017. 143 f. Tese( Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Pelotas.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/667
Data de defesa: 22-Mai-2017
Aparece nas coleções:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Raquel Vaz Milheira.pdfDP1,84 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.