Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/65
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFelippe, Carla Imaraya Meyer dept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6730247985500156por
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Vera Lúcia Marques dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5129255269141998por
dc.contributor.referee1Garcias, Gilberto de Limapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793679A3&dataRevisao=null2074por
dc.date.accessioned2016-03-22T17:26:15Z-
dc.date.available2009-06-15pt_BR
dc.date.issued2006-01-09pt_BR
dc.identifier.citationFELIPPE, Carla Imaraya Meyer de. INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DA CIDADE DE RIO GRANDE. 2006. 65 f. Dissertação (Mestrado em saúde) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/65-
dc.description.resumoResumo- O estudo examinou as causas do fracasso escolar relacionadas com a própria criança e seu ambiente familiar, identificando a prevalência e a diversidade de problemas que levam à repetência nas séries iniciais. Envolveu pais, professores e alunos, possibilitando uma visão abrangente sobre o insucesso escolar. O delineamento caracterizouse como um estudo transversal de casos e de controles, com base escolar. Participaram crianças de 1ª e 2ª séries da rede pública do Ensino Fundamental da zona urbana da cidade 46 de Rio Grande- RS. A amostra constituiu-se de 614 alunos (307 para cada grupo), sendo excluídas crianças com história de doença mental e/ou portador de necessidades especiais. O grupos foram pareados pelos seguintes critérios: estar na mesma sala de aula em 2002, ter idade aproximadas, mesmo gênero e morar no mesmo bairro. Foram realizadas análises pelo teste do Qui-quadrado e análises multivariadas de regressão logística condicional. As variáveis analisadas foram: relacionadas ao nível sócioeconômico, as relacionadas ao desempenho escolar, ao desenvolvimento do sujeito e às características familiares. As variáveis estudadas que se mostraram significativas foram: famílias com baixa renda, pouca escolaridade dos pais, dificuldade em leitura escrita aritmética, notas baixas em Português e/ou em Matemática. Foi confirmada a hipótese de que fracasso escolar está associado a fatores sóciodemográficos, características familiares, além de características do próprio aluno. Esperamos que órgãos na cidade de Rio Grande considerem os dados sobre a repetência, tomando iniciativas no sentido de minimizá-la, considerando todos os fatores que a envolvempor
dc.description.abstractAbstract- The study examined the causes of school failure related to the child and his/her familiar environment, identifying the prevalence and diversity of problems that lead to failure in the initial grades. It involved parents, teachers and students, enabling the researcher to have an ample vision about the school-failure. Outline of the study was characterized by a cross-sectional study of cases and controls, at a school level. Children of first and second grade from public schools of the urban area from the city of Rio Grande- RS, Brazil participated in the study. The sample comprised 614 students (307 in each group), excluding the children with history of mental disorder and/or who have special needs. The groups were paired by the following criteria: being in the same classroom in 2002, have approximately same age, same gender and living in the same neighborhood. Analyses were conducted by chi-square test and multivariate conditional logistic regression. The analysed variables were related to the socioeconomic level, school performance, individual development and family characteristics. The studied variables which showed to be significant were: families with low income, low level of education of parents, difficulties in Reading Writing Arithmetics, low marks in Portuguese and/or Mathematics. The hypothesis that the school failure is associated with sociodemographic factors, familiar characteristics, as well as characteristics of the student was confirmed. We hope that the institutions in the city of Rio Grande will keep the data about failure in mind, taking some action to minimize it, considering all factors that are involvedeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-03-22T17:26:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carla de Felippe.pdf: 298147 bytes, checksum: f0e1648b30b05141670948f776091b66 (MD5) Previous issue date: 2006-01-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/retrieve/1142/Carla%20de%20Felippe.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Catolica de Pelotaspor
dc.publisher.departmentsaúdepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUcpelpor
dc.publisher.programMestrado em Saúde e Comportamentopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectfracasso escolarpor
dc.subjectrepetênciapor
dc.subjectdificuldades de aprendizagempor
dc.subjectschool-failureeng
dc.subjectfailureeng
dc.subjectlearning disabilitieseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleINVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DA CIDADE DE RIO GRANDEpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carla de Felippe.pdf291,16 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.