Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/63
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | TU ERES RESPONSABLE POR AQUELLO QUE CAUTIVAS : UMA ANÁLISE DA MULTIMODALIDADE EM PRODUÇÕES DE ALUNOS DE 8ª SÉRIE EM ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA |
Autor: | Pereyra, Inessa Carrasco ![]() |
Primeiro orientador: | Leffa, Vilson Jose |
Resumo: | O ensino de línguas em escolas públicas no Brasil carece de mudanças profundas, a fim de que o processo de ensino-aprendizagem seja mais efetivo. Freqüentemente, os alunos saem do Ensino Fundamental, depois de ter estudado uma língua estrangeira durante 4 anos, sem ter conhecimento suficiente para se comunicar nessa língua. Isso dá indícios de que algo precisa ser revisto e atualizado. A pedagogia da comunicação traz elementos importantes para a educação nos dias de hoje. A necessidade de o mundo dos indivíduos, incluídas aí as novas tecnologias, estar no ambiente da sala de aula é latente. Com essas novas tecnologias, os padrões textuais mudam, tornam-se menores, com a utilização de inúmeras imagens. Esses textos não estão presentes na maioria das escolas públicas brasileiras, sendo que as disciplinas de língua estrangeira trabalham, geralmente, com textos grandes, que, na maioria das vezes, não contêm imagens, ou se contêm, são utilizadas como ilustração apenas e não são trabalhadas em aula. Em consonância com a pedagogia da comunicação, a multimodalidade defende a utilização de uma gramática visual que dê conta dos novos padrões textuais que circulam em nossa sociedade. A partir dessas duas teorias, traçamos um projeto, o qual foi aplicado em turmas de uma escola pública, no município de Pelotas/RS, que visava estimular os estudantes a produzirem textos multimodais. Os alunos produziram livrinhos que partiram do livro O pequeno príncipe e do filme de mesmo título, os quais foram analisados à luz da gramática visual de Kress e van Leeuwen. Nossa hipótese inicial era a de que os alunos sabiam, mesmo que intuitivamente, utilizar estruturas multimodais em suas produções, a qual foi comprovada. Além disso, motivação e autonomia foram mostradas pelos alunos, os quais desempenharam as tarefas propostas cuidadosa e detalhadamente |
Abstract: | Foreign language teaching in public schools in Brazil needs deep changes for the learning-teaching process to be more effective. Usually, students leave school after studying the foreign language for four years without sufficient knowledge to communicate in the language. This indicates that something needs revising and updating. Communication Pedagogy can offer an important contribution for education today. The need for the outside world to enter the classroom, including the new technologies, is urgent. Through these technologies, textual patterns change, becoming smaller, and resorting to plenty of images. These new texts are not present in the vast majority of Brazilian public schools, which, in the case of foreign languages, prefer to use long texts, most of the time without images. Even when images are present they are used as illustrations only, not actively worked on. As a result of Communication Pedagogy, with an emphasis on Multimodality, we resort to a visual grammar perspective to explain the new textual patterns that circulate in our society. It is from this perspective that we designed a project asking groups of students from public schools in Pelotas, Southern Brazil, to produce multimodal texts. The students created booklets after reading Little Prince and watching the movie based on the book. These booklets were then analyzed in the light visual grammar, as proposed by Kress and van Leeuwen. Our initial hypothesis that students knew how to use multimodal structures in their productions, even if intuitively, was confirmed. Besides that, students also showed a high level of autonomy and motivation, consistent with their involvement in the tasks that were proposed |
Palavras-chave: | ensino de línguas pedagogia da comunicação motivação autonomia multimodalidade gramática visual language teaching communication pedagogy motivation autonomy multimodality visual grammar |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Catolica de Pelotas |
Sigla da instituição: | Ucpel |
Departamento: | Letras |
Programa: | Mestrado em Letras |
Citação: | PEREYRA, Inessa Carrasco. TU ERES RESPONSABLE POR AQUELLO QUE CAUTIVAS : UMA ANÁLISE DA MULTIMODALIDADE EM PRODUÇÕES DE ALUNOS DE 8ª SÉRIE EM ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/63 |
Data de defesa: | 17-Abr-2009 |
Aparece nas coleções: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Inessa.pdf | 7,55 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.