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Campo DCValorIdioma
dc.creatorJorge, Cláudio Corrêapt_BR
dc.creator.Lattesnpor
dc.contributor.advisor1Matzenauer, Carmen Lúcia Barretopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793259H1por
dc.date.accessioned2016-03-22T17:26:11Z-
dc.date.available2006-05-05pt_BR
dc.date.issued2003-04-24pt_BR
dc.identifier.citationJORGE, Cláudio Corrêa. A interfonologia na Aprendizagem de língua estrangeira : evidências da interface português/inglês. 2003. 82 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2003.por
dc.identifier.urihttp://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/47-
dc.description.resumoNo presente trabalho investigamos o comportamento dos falantes nativos do português durante o processo de aprendizagem do inglês como língua estrangeira, tendo como foco de estudo três aspectos fonológicos na interlíngua português/inglês : a aquisição das interdentais, a assimilação de sonoridade decorrente das fricativas coronais em limite de morfemas derivacionais do inglês e a apêntese vocálica decorrente de onsets complexos formados por fricativas seguidas porlíquidas, nasais e plosivas no inglês. Os dados que compõem o presente estudo foram coletadoscom base em três instrumentos, aplicados a quinze informantes, todos falantes nativos do português, aprendizes da língua inglesa em diferente níveis de adiantamento em um curso de idiomas de Pelotas-RS. Os resultados apontaram que os falantes do português elegeram preferencialmente os segmentos [t] e [f]como variantes para substituir a fricativa interdental [t] do inglês, sonorizaram a fricativa coronal em limite de morfema derivacional no inglês por transfer~encia da regra de assimilaçãodo português, como também modificaram os onsets complexos da língua inglesa, formadospor sequ"ências do tipo fricativa+plosiva, fricativa +líquida e fricativa+nasal, com o emprego da epêntese. Concluímos que existe uma forte influência da língua materna no comportamento dos três fenômenos aqui estudados e que a noção de marcação, embora tenha se mostrado importante no emprego das interdentais e na aplicação da regra de sonorização das fricativas coronais em limite de morfema derivacional, não se caracterizou como fator de influência no estudo do processo de aquisição de onsets complexos do inglês.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-03-22T17:26:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A Interfonologia na aprendizagem.pdf: 625750 bytes, checksum: 30f6627d6f27ae97d7c65449467b87ed (MD5) Previous issue date: 2003-04-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/retrieve/1181/A%20Interfonologia%20na%20aprendizagem.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Catolica de Pelotaspor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUcpelpor
dc.publisher.programMestrado em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectfonologiapor
dc.subjectinglêspor
dc.subjectinterfonologia português/inglêspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleA interfonologia na Aprendizagem de língua estrangeira : evidências da interface português/inglêspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

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