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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino profissionalizante no Brasil : determinações e escapes
Autor: Cordeiro, Maria Inês Gonçalves Medeiros 
Primeiro orientador: Cazarin, Ercília Ana
Primeiro membro da banca: Grantham, Marilei Resmini
Segundo membro da banca: Ernst, Aracy Graça
Resumo: O presente estudo centra-se em uma análise discursiva da instituição e representação do Ensino Profissionalizante (EP) no Brasil. Os documentos a partir dos quais elegemos nosso corpus de análise consistem no Decreto nº 7566/1909, no artigo 129 da Constituição Federal de 1937 e na Lei 12.513/2011 de instituição do Pronatec. A análise leva em conta o entrelaçamento da materialidade linguística com as formações imaginárias dos sujeitos aí representados, bem como a memória discursiva. Para tal, mobilizamos os princípios e procedimentos utilizados pela Análise de Discurso de linha francesa. Foram investigados os processos de produção desse discurso, atentando para a constituição e para a especificidade das relações de sentido nos diferentes documentos, sempre levando em conta suas condições sócio-históricas. O estudo divide-se em quatro capítulos: dois destinados à produção de uma leitura do quadro epistemológico e os outros dois, à discussão de um procedimento interpretativo. A análise identificou determinações sócioideológicas e imaginárias envolvidas na construção da discursividade do EP relacionadas não apenas à instituição, mas também à concretude das relações sociais da contemporaneidade, sem, contudo, descartar as possibilidades de escapes.
Abstract: This study focuses on a discursive analysis of the institution and representation of Professional Education (PE) in Brazil. The documents from which we elect our analysis consist of Decree No. 7566/1909, Article 129 of the Federal Constitution of 1937 and Law 12,513/2011 Pronatec institution. The analysis takes into account the interweaving of linguistic materiality with the imaginary formations of the subjects represented in it, and the discursive memory. To do this, we mobilize the principles and procedures used by French Discourse Analysis. Production processes of this discourse were investigated, paying attention to the constitution and to the specificity of sense relations in the various documents, taking into account their socio-historical conditions. The study is divided into four chapters: two for the production of a reading of the epistemological framework and two, the discussion of an interpretative procedure. The analysis identified socio-ideological and imaginary determinations involved in the construction of the discourse of PE, related not only to the institution, but also to the concreteness of the social relations of contemporary without, however, rule out the possibility of leaks.
Palavras-chave: discurso; sujeito; ensino profissionalizante; sentido
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA#
#-552208380650306735#
#600
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Catolica de Pelotas
Sigla da instituição: UCPel
Departamento: Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas#
#-8792015687048519997#
#600
Programa: Programa de Pos-Graduacao em Letras#
#8902948520591898764#
#600
Citação: Cordeiro, Maria Inês Gonçalves Medeiros. Ensino profissionalizante no Brasil : determinações e escapes. 2015.135 f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas. .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/471
Data de defesa: 5-Mar-2015
Aparece nas coleções:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

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