Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/427
Tipo do documento: Dissertação
Título: ADAPTAÇÃO DA ESCALA AUSTRALIANA CHILDHOOD CONCERNS SURVEY (CCS) NUM CONTEXTO BRASILEIRO
Autor: Silva, Wildson Vieira da 
Primeiro orientador: Figueiredo, Vera Lúcia Marques de
Resumo: Objetivo: Traduzir e adaptar o "Childhood Concerns Survey" (CCS), escala australiana que avalia transtornos de ansiedade em pré-escolares com base nas respostas dos pais, com a intenção de utilizá-la em crianças brasileiras. Método: Dois profissionais bilíngües traduziram duas versões da escala para o português, as quais foram retro-traduzidas por outros três profissionais bilíngües. As diferenças foram harmonizadas e pré-testadas em um estudo piloto. A versão final em português foi aplicada em 420 pais de crianças de ambos os sexos entre 2,5 a 6 anos da cidade de Pelotas-RS. Foram testadas as propriedades psicométricas do CCS. A validade de conteúdo por meio da análise teórica dos Itens e a capacidade discriminativa dos itens segundo a análise da correlação item/ total. Para a validade de critério externa utilizou-se a análise de variância (ANOVA) fatorial, considerando idade e sexo. A validade de construto foi realizada por meio da análise fatorial exploratória e utilizou-se como o coeficiente de fidedignidade o alfa de Cronbach. Resultados: A análise fatorial exploratória indicou a presença de 4 fatores refletindo transtorno obsessivo compulsivo, medo de lesão física, fobia social e transtorno de ansiedade generalizada. O método da ANOVA revelou diferenças significativas p<0,05 entre os sexos e idades, demonstrando que as meninas tiveram escores maiores que os meninos. Conclusão: Identificou-se a necessidade de reformular a redação de alguns itens. A versão final da escala proposta para avaliar 4 transtornos de ansiedade consta de 26 itens e apresenta características psicométricas aceitáveis
Abstract: Objective: To translate and to adapt the Childhood Concerns Survey (CCS), an Australian scale that evaluates anxiety disorders among preschoolers based on their parent s answers, with the intention of using it in the Brazilian children. Method: Two bilingual professionals translated two Portuguese versions of the scale, which were retro-translated by other tree bilingual professionals. The differences were harmonized and pre-tested in a pilot study. The final Portuguese version was applied by 420 parents of boys and girls between 2,5 to 6 years old from Pelotas. The CCS s psychometrical properties were tested. The Contend Validity was verified by the Theoretical Items Analysis and the Items Analysis by the Classic Tests Theory. For the extern criterion validity the ANOVA was utilized, considering age and sex. The Construct Validation study was made by the Exploratory Factor Analysis and Cronbach s alpha coefficient was used as reliability. Results: The Exploratory Factor Analysis indicated the presence of 4 factors reflecting Obsessive Compulsive Disorder, Fear of physical injury and Social Phobia and Generalized Anxiety Disorder. The ANOVA method revealed relevant differences p<0,05 between gender and age, demonstrating that girls had higher scores than boys. Conclusion: It was found necessary to reformulate the written composition of some items. The final version of the proposed scale to evaluate 4 anxiety disorders has 26 items and presents acceptable psychometric characteristics
Palavras-chave: ansiedade
crianças
pré-escolares
validade
fidedignidade.
anxiety disorders
children
psychometrics measure
Assessment.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Catolica de Pelotas
Sigla da instituição: Ucpel
Departamento: saúde
Programa: Mestrado em Saúde e Comportamento
Citação: SILVA, Wildson Vieira da. ADAPTAÇÃO DA ESCALA AUSTRALIANA CHILDHOOD CONCERNS SURVEY (CCS) NUM CONTEXTO BRASILEIRO. 2003. 79 f. Dissertação (Mestrado em saúde) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2003.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/427
Data de defesa: 22-Dez-2003
Aparece nas coleções:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wildson.pdf601,24 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.