Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/389
Tipo do documento: Dissertação
Título: O tratamento do erro na produção textual: Primazia da forma ou do conteúdo?
Autor: Tagliani, Dulce Cassol 
Primeiro orientador: Leffa, Vilson Jose
Resumo: Neste trabalho, procuramos observar como a questão da correção e avaliação de textos vem sendo enfocada por professores do ensino médio de escolas públicas do município de Rio Grande/RS. Normalmente, dois campos costumam ser enfatizados nas correções: conteúdo e forma. Nessa análise, procuramos verificar que aspectos são priorizados por professores de diferentes áreas, quando corrigem textos. Organizamos dois grupos de 10 professores, ambos constituídos por 5 professores de língua portuguesa e 5 professores de outras disciplinas. Na primeira fase da pesquisa, o primeiro grupo trabalhou com a hierarquização de problemas previamente identificados em 4 textos produzidos por alunos do ensino médio (pesquisa induzida). Num segundo momento, o segundo grupo trabalhou com a correção desses mesmos textos (pesquisa não-induzida). Constatamos, no grupo induzido, que não houve uma priorização significativa de um dos campos trabalhados. Entretanto, na atividade proposta nessa primeira fase, observamos um maior rigor por parte dos professores de outras disciplinas na consideração da gravidade do erro. Na pesquisa não-induzida, observamos que tanto os professores de português como os das outras disciplinas, ao corrigir e avaliar os textos, priorizaram os aspectos formais da produção. Percebemos, ainda, que a maioria dos professores não dispõe de critérios objetivos para a atividade de correção. Conseqüentemente, temos um processo avaliativo assistemático, subjetivo e voltado apenas para a prática de organização gramatical.
Palavras-chave: Texto
lingüistica
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Catolica de Pelotas
Sigla da instituição: Ucpel
Departamento: Letras
Programa: Mestrado em Letras
Citação: TAGLIANI, Dulce Cassol. O tratamento do erro na produção textual: Primazia da forma ou do conteúdo?. 2001. 152 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/389
Data de defesa: 1-Jun-2001
Aparece nas coleções:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sum.pdf50,2 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.