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http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/379
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Transexualidade, cinema e linguagem: dialogando com Kátia |
Autor: | Gonçalves, Cássia Rodrigues ![]() |
Primeiro orientador: | Bohn, Hilário Inácio |
Resumo: | Pretendo dialogar, através deste trabalho, com os olhares epistêmicos das teorias de gênero (gender), feminista, queer, dialógica, cultural, crítica e transdisciplinar a fim de observar/interpretar a trajetória de Kátia Tapety, pessoa/personagem central do longa-metragem documental que será analisado nesta pesquisa, uma vez que está relacionado à construção identitária desta transexual construída discursivamente. O gênero cinematográfico é um artefato cultural/discursivo, no qual posicionamentos políticos e ideológicos são negociados, carregando em si marcas de gênero, sexualidade, classe etc. Por filiar-se a uma perspectiva da Linguística Aplicada indisciplinar e transdisciplinar (MOITA LOPES, 2008), esta pesquisa buscará direcionar seu olhar para aqueles/as que, de um modo ou de outro, ficam nas margens sociais, neste caso específico os/as travestis e transexuais. Isto significa observar uma série de pressupostos teórico-metodológicos: linguagem (BAKHTIN, 2006), cultura (WILLIANS, 1969), relações de poder (FOUCAULT, 2011), habitus (BOURDIEU, 2007), performatividade (BUTLER, 2013), dentre outros. Por meio de uma análise dialógica, verifico que o discurso de/sobre Kátia configura-se em um rompimento com o discurso naturalizado existente sobre a linearidade entre sexo-gênero-sexualidade, quando esta sai pelas ruas de sua cidade à vontade, veste-se como gosta e age em luta por seus direitos e cumpre seus deveres como cidadã. Entretanto, quando para feminilizar-se , busca auxílio masculino para o trabalho mais rude na roça, dar alimento aos animais, anseia por um relacionamento amoroso, Kátia mantém o habitus, o estereótipo patriarcal de sexualidade feminina. Creio, por fim, que talvez seu olhar sobre o feminino e o masculino esteja ainda muito dicotômico, estanque e um pouco suplantado, embora reconheça que o desvincular-se da norma sexual binária não seja uma atitude simples, dentro de sua realidade Kátia procura enquadrar-se em estereótipos mais ou menos esperados para os gêneros em que transita. |
Abstract: | Pretendo dialogar, por medio de este trabajo, con las miradas epistémicas de las teorías de género (gender), feminista, queer, dialógica, cultural, crítica y transdisciplinaria con el fin de observar/interpretar la trayectoria de Kátia Tapety, persona/personaje central del largometraje documental que se lo analizará en esta investigación, ya que está relacionado a la construcción identitaria de esta transexual construida discursivamente. El género cinematográfico es un artefacto cultural/discursivo, en el que posicionamientos políticos e ideológicos son negociados, llevando en si marcas de género, sexualidad, clase, etc. Como se afilia a una perspectiva de la Lingüística Aplicada indisciplinaría y transdisciplinaria (MOITA LOPES, 2008), esta investigación buscará direccionar su mirada a aquellos/as que, de una manera u otra, se quedan a las márgenes sociales, en este caso específico los/las travestis y transexuales. Esto significa observar una serie de presupuestos teórico metodológicos: lenguaje (BAKHTIN, 2006), cultura (WILLIANS, 1969), relaciones de poder (FOUCAULT, 2011), habitus (BOURDIEU, 2007), performatividad (BUTLER, 2013), entre otros. Por medio de un análisis dialógico, verifico que el discurso de/acerca de Kátia se configura en un rompimiento con el discurso naturalizado existente acerca de la linealidad entre sexo-género-sexualidad, cuando ella sale por las calles de su ciudad a gusto, se viste como le gusta, actúa luchando por sus derechos y cumple sus deberes como ciudadana. Sin embargo, cuando, para femenilizarse , busca auxilio masculino para el trabajo más rudo en el campo, dar alimento a los animales, anhela por un relacionamiento amoroso, Kátia mantiene el habitus, el estereotipo patriarcal de sexualidad femenina. Creo, por fin, que tal vez su mirada sobre el femenino y el masculino esté todavía muy dicotómica, estanque y un poco suplantada, aunque reconozca que el desvincularse de la norma sexual binaria no sea una actitud simple, dentro de su realidad Kátia busca encuadrarse en estereotipos más o menos esperados para los géneros entre los cuales transita |
Palavras-chave: | transexualidade cinema identidade cultura transexualidad, cine, lenguaje, identidad, cultura |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Catolica de Pelotas |
Sigla da instituição: | Ucpel |
Departamento: | Letras |
Programa: | Mestrado em Letras |
Citação: | GONÇALVES, Cássia Rodrigues. Transexualidade, cinema e linguagem: dialogando com Kátia. 2014. 86 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/379 |
Data de defesa: | 12-Dez-2014 |
Aparece nas coleções: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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