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Tipo do documento: Dissertação
Título: Políticas públicas para a educação: a experiência do Programa Mais Educação em uma escola na rede regular de ensino público da cidade de Pelotas
Autor: Garcia, Juliano de Leon 
Primeiro orientador: Ribeiro, Cristine Jacques
Resumo: O presente trabalho aborda as políticas públicas para a educação, através da análise do programa do governo federal criado em 2008 e denominado Mais Educação, no cenário escolar da cidade de Pelotas. Assim, aborda como as políticas educacionais tem exercido sua influência no campo da construção da cidadania, mais especificamente a partir da implantação do programa acima referido. Também é trabalhado, como arcabouço teórico, e a partir de um referencial pautado pelo método crítico dialético, analisando como o Estado assume o seu papel de protagonista junto às escolas na oferta de uma educação de qualidade e que possa propiciar, ao educando e aos profissionais envolvidos com o processo educativo, uma experiência de concretização da construção de um espaço voltado para a formação humanista e cidadã, para além do aprendizado técnico disponível. Além da questão teórica, trabalha-se também com pesquisa empírica, realizada a partir de entrevistas com alunos, professores e gestores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, com objetivo de explorar a realidade vivenciada por seus integrantes a partir da experiência do programa Mais Educação, o qual congrega atividades ligadas a uma formação complementar de ensino e que visa a um incremento na formação sócio-cultural dos alunos participantes. Dessa forma, a ideia é buscar através dos relatos a constatação da realidade e das percepções vivenciada pelos sujeitos da escola após o começo das atividades do programa
Abstract: This paper discusses public policies for education, by examining the federal program created in 2008 and named Most education in school setting in the city of Pelotas. Thus, discusses how education policy has exerted his influence in the field of construction of citizenship, more specifically from the implementation of the above program. Also worked as theoretical and from a reference guided by dialectical critical method, as the state assumes the role of protagonist in the schools in the provision of quality education and can provide, and to educating the professionals involved with the educational process, an experience of realization of the construction of a space facing the humanistic education and citizenship, beyond the technical learning available. Besides the theoretical question, works also with empirical research, conducted through interviews with students, teachers and managers of State School Primary School Our Lady of Aparecida, in order to explore the reality experienced by its members from the program experience more Education, which brings together activities related to further training and education aimed at an increase in socio-cultural training of the students. Thus, the idea is to look through the records the observation of reality and perceptions experienced by the subjects of the school after the start of the program activities
Palavras-chave: política
Estado
educação
sociedade
cidadania
politics
Estate
education
society
citizenship.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Catolica de Pelotas
Sigla da instituição: Ucpel
Departamento: Social
Programa: Mestrado em Política Social
Citação: GARCIA, Juliano de Leon. Políticas públicas para a educação: a experiência do Programa Mais Educação em uma escola na rede regular de ensino público da cidade de Pelotas. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/374
Data de defesa: 10-Jun-2014
Aparece nas coleções:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

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