Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/348
Tipo do documento: Tese
Título: O olhar de alunos sobre as TIC no processo de ensino e de aprendizagem: " A tecnologia é uma ferramenta, quem tem que trabalhar é o olho do professor e do aluno."
Título(s) alternativo(s): A STUDENT S LOOK OVER ICT IN THE TEACHING AND LEARNING PROCESS: TECHNOLOGY IS A TOOL, THE ONE WHO HAS TO WORK IS THE TEACHER AND THE STUDENT S BRAIN
Autor: Damasceno, Vanessa Doumid 
Primeiro orientador: Bohn, Hilário Inácio
Primeiro membro da banca: Sobral, Adail Ubirajara
Segundo membro da banca: Leffa, Vilson Jose
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo identificar, analisar e interpretar as vozes que constituem o discurso de alunos da Educação Básica do último ano do Ensino Médio de uma escola da rede particular do município de Pelotas/RS sobre a presença das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC na aprendizagem. Os discentes foram convidados pela pesquisadora a se posicionarem sobre a presença das TIC na sala de aula e no seu aprendizado. O aporte teórico que orienta a pesquisa vem dos estudos do Círculo de Bakhtin sobre alguns fenômenos constitutivos da comunicação discursiva, como linguagem, enunciado, discurso, dialogismo, autoria, bem como dos estudos culturais (Bauman, 2005; Hall, 2004 e Moita Lopes, 2002) e da teoria vygotskyana de aprendizagem. Os participantes da pesquisa são dez alunos: sete meninas e três meninos. Os dados foram gerados por meio de grupo focal. Para proceder à análise dialógica dos discursos dos alunos, partiu-se da ordem metodológica proposta por Bakhtin (VOLOCHINOV) (1929/1992) e realizou-se a incursão nas falas dos alunos pelos elementos extraverbais da constituição do enunciado: cronotopo, interlocutores e tema(s), os quais são indissociáveis de sua materialidade verbal. Diante do universo de dados que envolve a pesquisa, escolhi, como fatores a serem foco do estudo, os aspectos relacionados com aprendizagem, TIC, aluno, escola e professor. Os dados evidenciam que as TIC, na sala de aula não estão de imediato como centro, demonstra-se ainda o professor como peça fundamental à frente de qualquer aparato tecnológico. O professor, para os alunos, é o responsável por conduzir o processo de ensino e de aprendizagem
Abstract: This research aims to identify, analyze and interpret the voices that constitute the discourse of Basic Education students of the last year of high school, of a private school in the municipality of Pelotas/RS, about the presence of Information and Communication Technologies - ICT for learning. The students were asked by the researcher to position themselves on the presence of ICT in the classroom and in their learning. The theoretical approach that guides the research comes from studies of the Bakhtin Circle about some constitutive phenomena of discursive communication, such as language, enunciation, discourse, dialogism, authorship, as well as cultural studies (Bauman, 2005; Hall, 2004 and Moita Lopes, 2002) and the vygotskian theory of learning. The research participants are ten students: seven girls and three boys. The data were generated through a focal group. To proceed with the dialogic analysis of the students discourses, we start from the methodological proposal by Bakhtin (VOLOCHINOV) (1929/1992) and conduct the incursion on the student s speech of extraverbal elements of the constitution of the statement: chronotope, interlocutors and theme(s), which are inseparable from its verbal materiality. Because of the vast data that involving this research, I selected, as factors to be focused on this study, the aspects related to learning, ICT; student, school and teacher. The data show that ICT in the classroom are not immediately in the center, still it is demonstrated the teacher as a key over of any technological apparatus. The teacher, in the students view, is responsible for leading the process of teaching and learning
Palavras-chave: TIC
identidades
aluno
escola
professor.
ICT
identities
students
school
teacher
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Catolica de Pelotas
Sigla da instituição: Ucpel
Departamento: Letras
Programa: Doutorado em Letras
Citação: DAMASCENO, Vanessa Doumid. A STUDENT S LOOK OVER ICT IN THE TEACHING AND LEARNING PROCESS: TECHNOLOGY IS A TOOL, THE ONE WHO HAS TO WORK IS THE TEACHER AND THE STUDENT S BRAIN. 2014. 131 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/348
Data de defesa: 5-Jun-2014
Aparece nas coleções:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa Doumid Damasceno.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.