Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/348
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDamasceno, Vanessa Doumidpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5548485938932287por
dc.contributor.advisor1Bohn, Hilário Ináciopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727299A6por
dc.contributor.referee1Sobral, Adail Ubirajarapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0397923948069690por
dc.contributor.referee2Leffa, Vilson Josept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5por
dc.date.accessioned2016-03-22T17:27:23Z-
dc.date.available2015-07-30pt_BR
dc.date.issued2014-06-05pt_BR
dc.identifier.citationDAMASCENO, Vanessa Doumid. A STUDENT S LOOK OVER ICT IN THE TEACHING AND LEARNING PROCESS: TECHNOLOGY IS A TOOL, THE ONE WHO HAS TO WORK IS THE TEACHER AND THE STUDENT S BRAIN. 2014. 131 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/348-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo identificar, analisar e interpretar as vozes que constituem o discurso de alunos da Educação Básica do último ano do Ensino Médio de uma escola da rede particular do município de Pelotas/RS sobre a presença das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC na aprendizagem. Os discentes foram convidados pela pesquisadora a se posicionarem sobre a presença das TIC na sala de aula e no seu aprendizado. O aporte teórico que orienta a pesquisa vem dos estudos do Círculo de Bakhtin sobre alguns fenômenos constitutivos da comunicação discursiva, como linguagem, enunciado, discurso, dialogismo, autoria, bem como dos estudos culturais (Bauman, 2005; Hall, 2004 e Moita Lopes, 2002) e da teoria vygotskyana de aprendizagem. Os participantes da pesquisa são dez alunos: sete meninas e três meninos. Os dados foram gerados por meio de grupo focal. Para proceder à análise dialógica dos discursos dos alunos, partiu-se da ordem metodológica proposta por Bakhtin (VOLOCHINOV) (1929/1992) e realizou-se a incursão nas falas dos alunos pelos elementos extraverbais da constituição do enunciado: cronotopo, interlocutores e tema(s), os quais são indissociáveis de sua materialidade verbal. Diante do universo de dados que envolve a pesquisa, escolhi, como fatores a serem foco do estudo, os aspectos relacionados com aprendizagem, TIC, aluno, escola e professor. Os dados evidenciam que as TIC, na sala de aula não estão de imediato como centro, demonstra-se ainda o professor como peça fundamental à frente de qualquer aparato tecnológico. O professor, para os alunos, é o responsável por conduzir o processo de ensino e de aprendizagempor
dc.description.abstractThis research aims to identify, analyze and interpret the voices that constitute the discourse of Basic Education students of the last year of high school, of a private school in the municipality of Pelotas/RS, about the presence of Information and Communication Technologies - ICT for learning. The students were asked by the researcher to position themselves on the presence of ICT in the classroom and in their learning. The theoretical approach that guides the research comes from studies of the Bakhtin Circle about some constitutive phenomena of discursive communication, such as language, enunciation, discourse, dialogism, authorship, as well as cultural studies (Bauman, 2005; Hall, 2004 and Moita Lopes, 2002) and the vygotskian theory of learning. The research participants are ten students: seven girls and three boys. The data were generated through a focal group. To proceed with the dialogic analysis of the students discourses, we start from the methodological proposal by Bakhtin (VOLOCHINOV) (1929/1992) and conduct the incursion on the student s speech of extraverbal elements of the constitution of the statement: chronotope, interlocutors and theme(s), which are inseparable from its verbal materiality. Because of the vast data that involving this research, I selected, as factors to be focused on this study, the aspects related to learning, ICT; student, school and teacher. The data show that ICT in the classroom are not immediately in the center, still it is demonstrated the teacher as a key over of any technological apparatus. The teacher, in the students view, is responsible for leading the process of teaching and learningeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-03-22T17:27:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vanessa Doumid Damasceno.pdf: 1132073 bytes, checksum: dadb0c0413e3a559b3988c581224cf86 (MD5) Previous issue date: 2014-06-05eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/retrieve/1662/Vanessa%20Doumid%20Damasceno.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Catolica de Pelotaspor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUcpelpor
dc.publisher.programDoutorado em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTICpor
dc.subjectidentidadespor
dc.subjectalunopor
dc.subjectescolapor
dc.subjectprofessor.por
dc.subjectICTeng
dc.subjectidentitieseng
dc.subjectstudentseng
dc.subjectschooleng
dc.subjectteachereng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleO olhar de alunos sobre as TIC no processo de ensino e de aprendizagem: " A tecnologia é uma ferramenta, quem tem que trabalhar é o olho do professor e do aluno."por
dc.title.alternativeA STUDENT S LOOK OVER ICT IN THE TEACHING AND LEARNING PROCESS: TECHNOLOGY IS A TOOL, THE ONE WHO HAS TO WORK IS THE TEACHER AND THE STUDENT S BRAINeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa Doumid Damasceno.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.