Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/325
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeivas, Regina Zaukpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8100324945384335por
dc.contributor.advisor1Sobral, Adail Ubirajarapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0397923948069690por
dc.contributor.referee1Marroni, Fabiane Villelapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0405454451123282por
dc.date.accessioned2016-03-22T17:27:14Z-
dc.date.available2015-03-05pt_BR
dc.date.issued2013-12-12pt_BR
dc.identifier.citationLEIVAS, Regina Zauk. Amores Perros: arquitetônica em espelho estilhaçado. 2013. 121 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/325-
dc.description.resumoEste trabalho caracteriza-se como uma análise dialógica da arquitetônica do filme Amores Perros (Iñarritu, México, 2000). Tem como referencial a teoria dialógica de Mikhail Bakhtin, mais especificamente os conceitos de arquitetônica e autoria (que envolvem o cronotopo e a exotopia), bem como o de teóricos de Teoria de Cinema, notadamente, Robert Stam. De caráter prático, busca examinar de que maneira se organiza arquitetonicamente o filme na criação de sentidos, a partir da articulação de diferentes perspectivas cronotópicas. Problematizamos a maneira como a obra cinematográfica, em análise, lida com o tempo, assim como a maneira como isso revela a especificidade do projeto autoral, a fim de demonstrar em que aspectos essa obra de Iñárritu é emblemática em relação à possibilidade de criar simultaneidade em meio a uma sucessão cronológica de cenas. O trabalho recorre ao conceito de esferas-mundo que remete às ambiências em que vivem as personagens, esferas que se integram nos termos do que denominamos espelho estilhaçado . Quanto aos procedimentos adotados, são descritas as personagens e suas relações e vivências, considerando, mais detidamente, as três inserções de um mesmo acidente, vital para a narrativa, e avaliamos os pontos de vista de personagens-chave quando do acidente, buscando verificar as dinâmicas da arquitetônica quanto ao projeto enunciativo do autor e à produção de sentidos na narrativa fílmica em questãopor
dc.description.abstractThis work is characterized as a dialogical analysis of the architectonics of the movie Amores Perros (Iñarritu, Mexico, 2000). It takes Bakhtin s dialogical theory as it basis, more specifically the concepts of architectonics and authorship (which implies those of chronotope and exotopy, as well as some proposals of authors from Film Theory, especially Robert Stam. Having a practical character, it aims to examine in which way the movie is architectonically organized for senses creation based on the articulation of different chronotopical perspectives. We discuss how the cinematographic work in analysis works with time, as well as the way this reveals the specificity of the authorial project, in order to show in which aspects this work of Iñárritu is emblematic regarding the possibility of creating simultaneity amid a chronological scenes succession. The work resorts to the concept of spheres-worlds, which refers to the ambience in which live the characters, spheres that join in terms of what we call a shattered mirror . As for the adopted proceedings, we describe the characters and their relationships and existences, considering more carefully three insertions of the same accident, vital for the narrative, and we evaluate the points of view of key characters regarding the accident, aiming at revealing the dynamics of architectonics concerning the enunciatively project of the author and the production of senses in the studied film narrativeeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-03-22T17:27:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 regina zauk.pdf: 844467 bytes, checksum: 71615bf2938e821dea0c10753d990978 (MD5) Previous issue date: 2013-12-12eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/retrieve/1589/regina%20zauk.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Catolica de Pelotaspor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUcpelpor
dc.publisher.programDoutorado em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectteoria dialógicapor
dc.subjectarquitetônicapor
dc.subjectautoriapor
dc.subjectnarrativa fílmicapor
dc.subjectesferas-mundopor
dc.subjectdialogical theoryeng
dc.subjectarchitectonicseng
dc.subjectauthorshipeng
dc.subjectfilm narrativeeng
dc.subjectspheres-worldseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleAmores Perros: arquitetônica em espelho estilhaçadopor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
regina zauk.pdf824,67 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.