Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/292
Tipo do documento: Dissertação
Título: Representações da Língua ESPAÑOLA: No imaginário dos professores, o amor à língua materna
Autor: Cavalheiro, Ana Lucia Pederzolli 
Primeiro orientador: Ernst, Aracy
Resumo: O presente trabalho busca identificar as representações sobre a língua espanhola que vigoram no meio acadêmico, concebidas como registros imaginários dos processos identitários do professor com o idioma, determinados por aspectos ideológicos e inconscientes. Por meio de relatos orais acerca de seus envolvimentos com a língua espanhola memoriais , os professores entrevistados atribuem significados e materializam sentidos sobre a língua que ensinam. Através da atividade do memorial, verifica-se que o desenvolvimento da construção de suas identidades enquanto professores de espanhol se dá na relação com a língua do outro. Os professores mostram-se fragmentados em suas identidades de ser em línguas, transitando entre as posições sujeito de língua materna e sujeito de língua estrangeira. Os falantes nativos de espanhol exaltam o laço afetivo e psíquico com a língua materna, enquanto os falantes de português, não menos que estes, explicitam o amor à língua materna na substituição pela língua do outro a língua espanhola. Com o advento do Mercosul, o espanhol ganha status no Cone Sul e promove novas representações para o idioma, silenciando alguns sentidos. Os sentidos que se mantém emergem na cadeia significante em forma de pré-construídos; são sentidos cristalizados em regiões do interdiscurso determinantes das representações dos professores enquanto sujeitos sócio-históricos. No entanto, em determinados momentos, o sujeito apresenta-se como ser desejante, rompendo o ritual do assujeitamento ideológico e contrapondo-se ao institucionalizado.
Palavras-chave: discurso
representações
língua espanhola
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Catolica de Pelotas
Sigla da instituição: Ucpel
Departamento: Letras
Programa: Mestrado em Letras
Citação: CAVALHEIRO, Ana Lucia Pederzolli. Representações da Língua ESPAÑOLA: No imaginário dos professores, o amor à língua materna. 2005. 173 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/292
Data de defesa: 1-Mar-2005
Aparece nas coleções:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_lucia.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.