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http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/27
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | TRABALHO DOCENTE E QUALIDADE DE VIDA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE PELOTAS |
Autor: | Neves, Siduana Facin ![]() |
Primeiro orientador: | Tomasi, Elaine |
Primeiro membro da banca: | Silva, Ricardo Azevedo da |
Segundo membro da banca: | Silva, Vini Rabassa da |
Resumo: | Esta pesquisa incluiu 601 professores de escolas públicas, estaduais e municipais, de ensino fundamental e médio da zona urbana de Pelotas, RS, em 2008, com o objetivo de investigar a influência das condições de trabalho na qualidade de vida (QV) e na ocorrência da síndrome de burnout. É um estudo do tipo analítico, de corte transversal. A coleta de dados se deu por meio de um questionário auto-aplicado, com informações sociodemográficas, comportamentais, ocupacionais e de saúde, além do instrumento WHOQOL-breve para avaliar a qualidade de vida e a escala de Maslach para avaliar burnout. Metade da amostra pertencia à da rede municipal, a maioria dos docentes era do sexo feminino, de cor branca, com renda familiar inferior a três salários mínimos per capita. Quase metade tinha pósgraduação, dos quais 93% tinham especialização, 49% trabalhavam só com ensino fundamental e, destes, 42% com séries iniciais. Um terço era sedentário e mais de 40% faltaram no último mês. A mesma proporção referiu algum problema de saúde e 18% costumam se automedicar. Apenas 19% consideravam sua qualidade de vida muito boa e para todos o domínio do meio ambiente esteve pior pontuado. As docentes pontuaram menos do que os docentes nos domínios físico e psicológico. Melhor condição socioeconômica esteve associada à melhor qualidade de vida. A QV, conforme o tipo de escola só foi diferente no domínio físico, estando os docentes do município com melhor índice do que os do estado. Um terço dos entrevistados (31,4%) foram classificados com a síndrome de burnout: alta exaustão emocional (20,5%), alta despersonalização (30,0%) e baixa realização pessoal (13,8%), sendo que estes três indicadores foram mais negativos para a rede estadual. Significativamente mais burnout tiveram as mulheres, os mais jovens e com menor tempo de docência, os com menor renda individual e os que não tinham outra atividade profissional. Em todos os domínios da escala de qualidade de vida foram registradas significativamente menores pontuações para os docentes que apresentavam burnout. Atividades que estimulem a aproximação entre professores podem contribuir para evitar a tendência a expectativas profissionais inalcançáveis, substituindo-as por metas realistas e discutidas coletivamente. Mesmo a ausência de condições de trabalho adequadas pode ser minimizada pela busca em grupo de soluções criativas, deixando de ser apenas umaqueixa isolada |
Abstract: | This research included 601 teachers of public, state and local elementary schools and high schools of the urban area of Pelotas, RS, in 2008, aiming to investigate the influence of labor conditions in quality of live (QL) and in the occurrence of burnout syndrome. It is an analytical, transversal study. Data were collected by a self-applicable questionnaire, with sociodemographic, behavioral, occupational and health information, along with the WHOQOL-brief instrument to evaluate the quality of life and the Maslach scale to evaluate burnout. Half the sample was local, the majority were female, white educators whose family income was inferior than three salaries per capita. Near half had a post graduation course, of which 93% had specialization, 49% worked in elementary teaching only, and of those, 42% in initial grades. One-third were sedentary and more than 40% had missed work in the month before. The same proportion referred some health problem and 18% is used to selfmedicating. Only 19% considered their quality of life very good and for all the domain of the environment had worse score. Female educators scored less than male educators in physical and psychological domain. A better socioeconomic condition was associated with a better quality of life. QL according to the type of school was only different in the physical domain, and local teachers did better than state teachers. One-third of the interviewees (31,4%) were classified with burnout syndrome: high emotional exhaustion (20,5%), high depersonalization (30,0%) and low personal achievement (13,8%) and these three indicators were more negative for the state. Female, younger and less experienced teachers, with lower individual income and without any other professional activity had significantly more burnout. In all domains of the quality of life scale, significantly lower scores of teachers showing burnout were registered. Activities that stimulate gathering among teachers may contribute to avoid expecting unreachable professional goals, which may be replaced by realistic objectives discussed in groups. Even the lack of adequate labor conditions may be minimized by searching for creative solutions in groups, unbecoming an individual demand |
Palavras-chave: | trabalho docente qualidade de vida burnout labor educator quality of life burnout |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Catolica de Pelotas |
Sigla da instituição: | Ucpel |
Departamento: | Social |
Programa: | Mestrado em Política Social |
Citação: | NEVES, Siduana Facin. TRABALHO DOCENTE E QUALIDADE DE VIDA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE PELOTAS. 2008. 105 f. Dissertação (Mestrado em Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/27 |
Data de defesa: | 30-Jul-2008 |
Aparece nas coleções: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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