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Campo DCValorIdioma
dc.creatorKickhofel, Juliana Radatzpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4967417205343018por
dc.contributor.advisor1Matzenauer, Carmen Lúcia Barretopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793259H1por
dc.date.accessioned2016-03-22T17:26:53Z-
dc.date.available2013-09-05pt_BR
dc.date.issued2011-11-22pt_BR
dc.identifier.citationKICKHOFEL, Juliana Radatz. Processos de SÂNDI vocálico externo na aquisição fonológica. 2011. 175 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/254-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar o emprego do Sândi vocálico externo na aquisição da fonologia do português, com abordagem fonética e fonológica dos dados, aliando análise acústica e Teoria da Otimidade. Após a retomada dos estudos já realizados sobre os três tipos de Sândi vocálico externo - Degeminação, Elisão e Ditongação - , o trabalho propôs uma análise acústica dos segmentos vocálicos envolvidos nos diferentes processos e, subsequentemente, apresentou uma análise dos resultados com fundamento na Teoria da Otimidade, a partir do Algoritmo de Aprendizagem Gradual (GLA). O corpus foi constituído por dados de quatro crianças falantes nativas do Português Brasileiro (PB) e uma criança do Português Europeu (PE), com desenvolvimento fonológico normal, com idade de 2:0 a 3: 0 (anos : meses), acompanhadas longitudinalmente A análise acústica dos dados do presente estudo permitiu a discussão da natureza do sândi vocálico externo, identificando apagamento de segmento vocálico na Degeminação e na Elisão, bem bem como chegou à identificação das características da vogal resultante dos processos. Esses resultados ofereceram o suporte para a escolha das restrições, particularmente da restrição MAXIO, na análise embasada na Teoria da Otimidade. O estudo apontou não apenas que uma única hierarquia de restrições explicita a aplicação, pelas crianças, dos três processos de sândi, mas também que, para tais processos, opera, na aquisição fonológica de crianças falantes de PB e de PE, a mesma hierarquia de restrições proposta por Bisol(2003) para uso da língua por falantes adultos. Também a análise mostrou que, entendendo-se a constituição dessa hierarquia a partir do GLA, é possível explicarem-se as variações de que os processos de sândi podem ser alvo. Além disso, esta pesquisa pôde estabelecer uma comparação entre a aquisição do sândi vocálico externo em crianças falantes do PB e de PE. Com resultados obtidos, o estudo pôde trazer mais uma evidência para o entendimento de que a gramática da criança e a do adulto têm a mesma natureza, o que vem ao encontro dos pressupostos da Teoria da Otimidade.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-03-22T17:26:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliana Radatz Kickhofel_Tese.pdf: 1887653 bytes, checksum: f733c4ab4364929ff1ae5c45a6d1b695 (MD5) Previous issue date: 2011-11-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/retrieve/1432/Juliana%20Radatz%20Kickhofel_Tese.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Catolica de Pelotaspor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUcpelpor
dc.publisher.programDoutorado em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectaquisiçãopor
dc.subjectfonologiapor
dc.subjectprocessos de Sândi externopor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleProcessos de SÂNDI vocálico externo na aquisição fonológicapor
dc.typeTesepor
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