Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/217
Tipo do documento: Dissertação
Título: O TIPO DE INSTRUÇÃO FOCADA NA FORMA ESCOLHIDA POR DUAS PROFESSORAS DE INGLÊS (LE): CONHECIMENTO PRÁTICO E/OU CONHECIMENTO TEÓRICO?
Autor: Alves, José Carlos Patta 
Primeiro orientador: Alves, Ubirata Kickhofel
Primeiro membro da banca: Leffa, Vilson Jose
Resumo: Este trabalho investiga como se dá a Instrução Focada na Forma no Ensino de Inglês como Língua Estrangeira sob a luz das taxionomias propostas por Rod Ellis (2001), num ambiente de curso particular de Inglês. Além disso, buscou-se identificar, nas duas professoras pesquisadas, P1 e P2, se suas aulas eram permeadas pelo conhecimento técnico, teórico ou ambos, acerca da Instrução Focada na Forma (IFF), bem como em que momento de sua formação tal conhecimento foi originado. Os dados foram obtidos a partir da gravação em áudio e vídeo de duas aulas consecutivas de cada profissional, da aplicação de um questionário semi-estruturado e de uma entrevista com lembrança estimulada. Os resultados desta investigação mostraram que, no ato da IFF, as profissionais fizeram uso, principalmente, de seu conhecimento prático (conhecimento desenvolvido durante a prática, sendo implícito e intuitivo), e que suas crenças acerca do ensino formal se originaram, inconscientemente, durante suas formações como professoras o
Abstract: This research study investigates how Form-Focused Instruction, following the taxonomy proposed by Rod Ellis (2001), occurs in an EFL school in Southern Brazil. In addition to this, it aimed to identify in the English classes of two teachers, if their practices were permeated by technical knowledge, practical knowledge or both kinds of knowledge on Form-Focused Instruction (FFI), as well as at which moment of their teacher development this knowledge was originated. The data were collected from the audio and video recordings of two consecutive classes taught by each professional, as well as from a semi-structured questionnaire and a stimulated recall interview. The results from this investigation showed that, in the act of teaching, such professionals made use, primarily, of their practical knowledge (intuitive and implicit knowledge that is built during the practice), and that their beliefs about formal instruction were originated during their development as teachers
Palavras-chave: Instrução Focada na Forma
crenças de professores
conhecimento teórico
conhecimento prático
Form-focused Instruction
teachers beliefs
technical and practical knowledge
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Catolica de Pelotas
Sigla da instituição: Ucpel
Departamento: Letras
Programa: Mestrado em Letras
Citação: ALVES, José Carlos Patta. O TIPO DE INSTRUÇÃO FOCADA NA FORMA ESCOLHIDA POR DUAS PROFESSORAS DE INGLÊS (LE): CONHECIMENTO PRÁTICO E/OU CONHECIMENTO TEÓRICO?. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/217
Data de defesa: 30-Mar-2012
Aparece nas coleções:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patta Alves.pdf924,61 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.