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Tipo do documento: Dissertação
Título: COMPREENSÃO LEITORA EM DEPENDENTES DE CRACK: UM ESTUDO PSICOLINGUÍSTICO
Autor: Moreira, Frederico Gomes e Silva 
Primeiro orientador: Zimmer, Márcia Cristina
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar o nível de compreensão leitora entre dependentes químicos, comparando-a com os não dependentes, em diferentes gêneros textuais. O estudo foi constituído de dois grupos, os usuários de drogas (G1) e não usuários de drogas (G2) cada grupo composto de 20 sujeitos. Para verificar a compreensão leitora, os participantes foram expostos a três textos, um do gênero fábula, outro do gênero conto e o terceiro do gênero divulgação científica para leigos, todos elaborados através do procedimento Cloze. O grau de dependência química, por sua vez, foi analisado por meio do teste ASSIST, que estabelece pontuações que indicam o nível de uso de drogas durante a vida dos sujeitos. Os resultados mostram que o grupo dos não usuários de drogas obteve maiores médias no procedimento Cloze em todos os gêneros textuais, mostrando assim um grau significativamente maior de compreensão leitora do que o grupo dos usuários de drogas. Os dados ainda sugerem a idéia de que a droga causa prejuízos em áreas importantes que se coadunam com a cognição de seus usuários, como funções de memória, concentração e controle de impulsos
Abstract: This work aims to examine reading comprehension levels reached by chemical dependents regarding several text genres as compared to that of nondependents. The study subjects were divided into two groups of 20 people: G1, constituted by drug users, and G2, constituted by non-users. For testing subjects reading comprehension levels, we used two narrative texts, a fable and a short story, and also an expositive one, all of them prepared according to Cloze procedure. Chemical dependency stages were established by means of ASSIST test, which sets scores for identifying drug use stages through the lives of subjects. Results show that non-users present higher scores in Cloze procedure for all text genres used, which shows they have higher levels of reading comprehension than drug users. Data also proved that drugs damage important brain areas linked to users cognition, such as memory functions, focus and impulses
Palavras-chave: drogadição
crack
compreensão leitora
gêneros textuais
drug addiction
crack
reading comprehension
text genre
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Catolica de Pelotas
Sigla da instituição: Ucpel
Departamento: Letras
Programa: Mestrado em Letras
Citação: MOREIRA, Frederico Gomes e Silva. COMPREENSÃO LEITORA EM DEPENDENTES DE CRACK: UM ESTUDO PSICOLINGUÍSTICO. 2010. 89 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/131
Data de defesa: 17-Dez-2010
Aparece nas coleções:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

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