Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/130
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHeemann, Christianept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8427075908236379por
dc.contributor.advisor1Leffa, Vilson Josept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5por
dc.date.accessioned2016-03-22T17:26:27Z-
dc.date.available2011-04-25pt_BR
dc.date.issued2010-12-17pt_BR
dc.identifier.citationHEEMANN, Christiane. A FORMAÇÃO DE UMA COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADE. 2010. 259 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/130-
dc.description.resumoA aprendizagem virtual distingue-se dos paradigmas anteriores de educação a distância (EAD) pela capacidade de criar comunidades virtuais, pois os alunos querem vivenciar experiências que envolvam o social e os conecte a outras pessoas. O meio digital é apropriado para facilitar a aprendizagem, uma vez que os alunos são estimulados a se encontrarem e trabalharem juntos. No entanto, sem a formação de uma comunidade virtual que constrói saberes conjuntamente, nada estará sendo feito de novo ou diferente. Tampouco estudar em um ambiente online é premissa para a formação da comunidade. Assim, estudos sobre iniciativas pedagógicas acerca da formação de comunidades de aprendizagem virtual, foco de interesse deste trabalho, são necessários. Partindo do pressuposto de que a aprendizagem é um processo que acontece na interação entre membros de um grupo que constroem conhecimento a partir de uma ação partilhada, destacamos a importância das trocas sociais e do uso de ferramentas para o desenvolvimento das potencialidades do individuo. Em função disso, o objetivo desta pesquisa é verificar o processo de formação de uma comunidade virtual de aprendizagem, identificando fatores que contribuem, por meio das interações, ou limitam, por meio das contradições, a constituição dessa comunidade em um contexto educacional online. Para fundamentar essa análise, utilizamos a perspectiva da Teoria da Atividade (LEONTIEV, 1978; ENGESTRÖM, 1987; 1997), que é uma estrutura filosófica e interdisciplinar para estudar diferentes formas de práticas humanas (atividade), e os pressupostos de Vygotsky. O contexto da investigação é a disciplina de Português Redacional Básico online (PRB), ministrada para duas turmas no ambiente virtual de aprendizagem TelEduc. Concluímos que fatores distintos concorrem para a criação de uma comunidade virtual de aprendizagem, contribuindo de vários modos para sua formação. Além desses fatores, no entanto, há também outros que dificultam a formação dessa mesma comunidade, trazendo conflitos para o sistema de atividade centralpor
dc.description.abstractVirtual learning is distinguished from previous models of distance education for its capacity of creating virtual communities, since students want to have social experiences and be connected to other people. The virtual environment is appropriate for facilitating learning, since students are stimulated to meet each other and work together. However, without the formation of a virtual community that builds knowledge together, nothing new or different is being done. Nor studying in an online environment is a proposition for the community formation. Thus, studies about pedagogical actions related to the building of virtual learning communities, which is the scope of our work, are necessary. Considering that learning is a process that happens in the interaction among the members of a group that build knowledge from a shared action, we emphasize the importance of social exchange and use of tools for the development of the individual´s potentialities. Because of this, the objective of this research is to verify the process of a virtual learning community formation, identifying factors that foster, through interactions, or constrain, through contradictions, the building of this community in an online educational context. The theoretical underpinnings are Activity Theory (LEONTIEV, 1978; ENGESTRÖM, 1987; 1997), a philosophical and interdisciplinary framework for studying different forms of human practices (activity), and Vygotsky‟s assumptions. The context of this investigation is the discipline Português Redacional Básico online (PRB) delivered to two groups in the virtual learning environment TelEduc. We conclude that distinct factors contribute to build a virtual learning community contributing, in many ways, to its formation. Besides these factors, though, there are others that limit the formation of the same community, bringing conflicts to the central activity systemeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-03-22T17:26:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Chris_Heemann_Tese.pdf: 2831044 bytes, checksum: a982b75c965b7dd41a9055997c06025b (MD5) Previous issue date: 2010-12-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/retrieve/1248/Chris_Heemann_Tese.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Catolica de Pelotaspor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUcpelpor
dc.publisher.programDoutorado em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunidade Virtualpor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectContradiçãopor
dc.subjectTeoria da Atividadepor
dc.subjectVirtual Communityeng
dc.subjectInteractioneng
dc.subjectContradictioneng
dc.subjectActivity Theoryeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleA FORMAÇÃO DE UMA COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADEpor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Chris_Heemann_Tese.pdf2,76 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.