Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/102
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estrutura Fatorial do WISC-III em crianças com dificuldades de aprendizagem: uma validação em amostra brasileira
Título(s) alternativo(s): FACTOR STRUCTURE OF THE WISC-III FOR CHILDREN WITH LEARNING DISABILITIES: A BRAZILIAN VALIDATION
Autor: Vidal, Francisco Antonio Soto 
Primeiro orientador: Figueiredo, Vera Lúcia Marques de
Primeiro membro da banca: Silva, Ricardo Azevedo da
Resumo: A adaptação de um instrumento psicológico a outro meio cultural requer que sejam revisadas suas normas, sua validade e sua fidedignidade. Apesar de o WISC-III já ter sido adaptado ao contexto brasileiro, novos estudos sobre a verificação de sua validade de construto devem realizar-se quando utilizado em grupos clínicos. Este trabalho contribui a essa pesquisa e à investigação do modelo fatorial mais adequado para crianças brasileiras com dificuldades de aprendizagem (DA). Foram analisados 263 protocolos do teste WISC-III de alunos de escolas públicas encaminhados por seus professores para avaliação psicológica por apresentarem dificuldades em leitura, escrita e/ou aritmética. Foram utilizadas as técnicas estatísticas da Análise Fatorial Exploratória e da Análise Fatorial Confirmatória. O presente estudo, além de corroborar a estrutura fatorial definida na padronização brasileira, vai ao encontro dos resultados da pesquisa internacional quanto à definição do modelo de quatro fatores como o de melhor ajuste para o grupo clínico DA. Apesar de também ter identificado dois modelos trifatoriais como vantajosos quanto ao ajuste, parcimônia e interpretabilidade teórica, a estrutura quadrifatorial é a mais indicada para interpretar clinicamente as pontuações que expressam as habilidades cognitivas do grupo DA, uma vez que permite aproveitar as normas existentes do WISC-III para a população geral
Abstract: The adaptation of a psychological instrument to another cultural environment requires that its rules, validity and reliability be revised. Although the WISC-III has already been adapted to the Brazilian context, further studies on the verification of its construction validity should be performed when used in clinical groups. This work contributes to this research and to the investigation of a factorial model that is more appropriate for Brazilian children with learning disabilities (LD). An amount of 263 WISC-III test protocols performed in public school students referred by their teachers by having difficulties in reading, writing and/or arithmetic after a psychological evaluation were analyzed. Statistical techniques of Exploratory Factor Analysis and Confirmatory Factor Analysis were performed. This study, besides corroborating the factor structure defined in the Brazilian standardization, meets the results of the international research for the definition of four-factor model as the best adjusting for the LD population. Although we also have identified two three-factor models as advantageous as to the fit, parsimony and theoretical interpretability, the four-factorial structure is the most suitable for clinical interpretation of the scores that express the AD group cognitive abilities, since it allows us to leverage existing standards of WISC -III for the general population
Palavras-chave: avaliação da inteligência
WISC-III
estrutura fatorial
dificuldades de aprendizagem
validade de construto
Assessment of intelligence
WISC-III
Factor structure
Learning disabilities
Construct validity
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Catolica de Pelotas
Sigla da instituição: Ucpel
Departamento: saúde
Programa: Mestrado em Saúde e Comportamento
Citação: VIDAL, Francisco Antonio Soto. FACTOR STRUCTURE OF THE WISC-III FOR CHILDREN WITH LEARNING DISABILITIES: A BRAZILIAN VALIDATION. 2010. 56 f. Dissertação (Mestrado em saúde) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/102
Data de defesa: 30-Abr-2010
Aparece nas coleções:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisco Antonio Soto Vidal.pdf456,65 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.